quinta-feira, 30 de julho de 2009

Câncer...

Bom, já se sabe que os portugueses estão metido em tudo o que é de cientifico lá fora e que inclusivamente já fizeram descobertas importantes. Esperemos que o centro de pesquisa cientifica iberico e o outro que ha de abrir na lusitania (cortesia de Champalimaud) venham a trazer mais frutos para este pequeno grande país que muito produz em imaginação. Mas o que quero verdadeiramente dizer é sobre as ultimas descobertas do cancro. Foi feito um estudo numa faculdade da cidade invicta sobre os residuos que os carros libertam e sobre o fumo do tabaco. Já se sabia que a poluiçao trouxe doenças como asma, broquites, etc e debilidades para a saude humana. Mas este estudo provou que o tabaco junto com os carrinhos, matam mais pessoas de cancro do que qualquer outra doença que assole o nosso país. Há uns meses numa fac. de comibra (se não estou em erro) descobriu também uma forma mais eficaz que ainda está em fase experimental, de reduzir ou matar mesmo o cancro. Mais uma vez em terras e por cientistas tugas (somos mesmo pequenos e ignorantes). Ora a nossa pequenez fez-nos descobrir uma maneira de estimular os eritrócitos (acho que era este tipo de globulos brancos)ou os linfócitos a guerrearem com as células cancerigenas e eliminá-las. Teriam de se retirar uns quantos destes "policias" anatómicos, armá-los cá fora e voltar a mete los no organismo estimulando-os para o combate das suas vidas. Durante este mês outra descoberta anti cancerigena foi feita cá. O paládio (um metal ou derivado de metal) pode também ser utilizado ao invés da tradicional quimioterapia e nao trará à priori efeitos tao indesejados secundariamente. Realmente somos pequenos mas com pernas muito grandes.

Lord Death,xxxi jul
anno MMIX

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, é uma pena os portugueses não terem noção do que fazem nem no próprio país. Já era sabido que temos muita produtividade no estrangeiro, mas quando surgem estas descobertas, ninguém está lá para encorajar, motivar. Só é "bem" quando um português vai para fora e faz uma descoberta estrondosa aclamada nesse país. Parece que não temos auto-estima nenhuma, que não confiamos no nossos julgamentos de valor, precisamos da aprovação de alguém de fora, para sentirmos que fizemos algo!
E acredita que mesmo gente dentro da UP não tem conhecimento disso, apesar das newsletter de divulgação, em parte porque esta universidade está muito activa em termos de produção científica :P

Nota: os eritrócitos não são glóbulos brancos, mas sim vermelhos. os glóbulos brancos são os leucócitos.